BONSAI

ORIGEM DO BONSAI

A tradução literal do ideograma japonês bonsai é: plantado em uma bandeja, ou seja, é a arte que consiste em manter uma planta por tempo indeterminado em um pequeno recipiente (vaso raso), controlando seu crescimento e modelando-a lentamente ao longo do tempo. Segundo registros, a arte do bonsai se originou na China há aproximadamente 2.000 anos, e somente foi introduzida no Japão por volta do ano 1.200, sendo este país, o principal responsável pela sua difusão e desenvolvimento.

 

AMBIENTE E REGA

O melhor lugar para se cultivar o bonsai é sem dúvida o ambiente externo, inclusive ficando exposto ao sol direto, vento e chuva, como uma árvore na natureza. Devemos apenas evitar as horas de sol mais quentes no verão, onde o ideal será colocá-lo em um local mais sombreado. Em regiões com invernos rigorosos, devemos proteger as plantas mais sensíveis das possíveis geadas.

 

A rega é o principal fator que determina o sucesso no cultivo do bonsai, pois os vasos são pequenos e rasos e por este motivo, exigem regas mais frequentes que as plantas cultivadas em vasos normais. Para vasos pequenos a rega deverá ser diária, sendo que no verão talvez seja preciso regar mais de uma vez ao dia. No caso de viagens curtas, deixar o vaso imerso até a metade em um recipiente com água.

Confira também